Início Artigos Cuidados com as orquídeas no outono e no inverno

Cuidados com as orquídeas no outono e no inverno

4644
6
COMPARTILHAR
HashFlare

Não é segredo para ninguém que este ano minhas plantas estão sofrendo com o frio um pouco acima da média aqui em Curitiba.

Mas Luis, você sabe que Curitiba é uma cidade fria, não? Sim, você está certo, Curitiba é a mais fria das capitais brasileiras. Entretanto, há tempos não víamos um inverno tão rigoroso como o deste ano (artigo de 2013). Pelo que andei lendo, casou o fato de que este ano não tivemos uma grande influência do El Niño e nem da La Niña, deixando nosso clima como era há alguns anos. Lembro-me de um frio assim apenas quando eu era pequeno, e olhe lá. Os últimos dois ou três invernos pareciam mais veranicos, de tão quentinhos que estavam.

E as plantas? Pois bem, as plantas sofrem.

Cometi o erro de começar a reformar todo o orquidário antes do inverno. Como nem tudo sai como o planejado, faltou tempo e grana para terminar tudo o que eu queria fazer. Desde maio veio me arrastando para terminar o básico para voltar minhas plantas para o lugar. Enquanto isto, elas estão amontoadas no meio do quintal, sob um gazebo que não protege nada de coisa nenhuma.

E veio o inverno.

Não tinha me preocupado com isto pois nos últimos anos minhas plantas nem orquidário tinham e estavam sempre bem. O frio não era intenso, geadas eram muito raras, portanto para que eu deveria me preocupar?

Entrei bem.

Este ano (o artigo é de 2013) tivemos o inverno mais rigoroso dos últimos tempos. Geadas constantes, frio abaixo de zero e até a neve resolveu dar as caras por aqui, depois de mais de 30 anos.

Resultado parcial desta encrenca: todas as plantas que estavam em vias de florir abortaram. Todas as sementes que estou há tempos tentando gerar abortaram. Todas as folhas que pegaram um pouco de geada foram perdidas. Plantas inteiras viraram pó.

Mas o que podemos fazer para evitar isto? A resposta é fácil: ambiente fechado, controlado e aquecido! Acontece que pobres mortais como eu não podem ter uma estrutura de orquidário comercial. Como resolver? É simples.

Ambiente

Você tem uma coleção pequena e espaço dentro de sua casa? Há previsão de geada ou frio em demasia? Coloque suas plantas dentro de casa. Problema resolvido. Pena que este caso não representa a totalidade dos orquidófilos amadores. Muitos tem plantas demais ou espaço de menos. O que fazer?

Se não for possível recolher suas plantas, analise a possibilidade de cobri-las com plástico agrícola. Isto evitará possíveis transtornos com a geada e com o vento frio. Qualquer estrutura básica serve. Lembre-se que é muito melhor deixar as plantas meio “amassadas” por um período do que perdê-las por causa do frio.

Se você tem uma estrutura própria, melhor ainda. É só cobrir a estrutura com plástico. Lembre-se das laterais, afinal, de nada adianta evitar que elas recebam a geada e o vento fazer todo o estrago.

Tente não sufocar as plantas pois, em contrapartida, é muito importante a areação do meio em que elas estão para evitar que a umidade faça com que fungos e bactérias tenham um meio fácil para atacar suas plantas. Aliás, faça um controle mais cuidadoso de pragas, evitando assim que elas aproveitem a debilidade das plantas para atacar.

Adubação

Muitos aqui irão divergir nas opiniões. Há quem recomende que a adubação deve parar neste período. Outros defendem que ela deve continuar em menor escala. Particularmente, eu optei este ano por parar a fertilização, não porque não gostaria de fazê-la, e sim porque na bagunça que tudo está em casa é mais fácil assim. Lembre-se apenas que no inverno a tendência das plantas é absorver menos, ou mais lentamente, devido ao metabolismo delas estar mais “preguiçoso”. Portanto, a mesma dose de adubo normalmente utilizada não é necessária.

Você pode ler mais sobre adubação clicando nos links abaixo, são textos mais antigos, mas dão uma ideia:

Água

Dias curtos, menos luz solar, frio, metabolismo mais lento. Todos estes fatores servem para você ter cuidado com a quantidade e a frequência das regas que irá realizar. Com o metabolismo mais devagar, a planta irá absorver menos água. Com o dia mais curto, a evaporação será mais lenta. Com o frio, a possibilidade de que a água que sobra no vaso faça mal a planta é grande. Vejam bem, eu perdi plantas por congelamento! Imagine o que um vaso com muita água irá fazer com sua plantinha! O ideal é regar menos, visto que a necessidade de água é menor. Assim, problemas com fungos e bactérias serão evitados e o risco de congelar uma planta será menor. E o mais importante: se for regar suas plantas, opte por dias mais quentes, com Sol e principalmente pela manhã, para que a água que sobra tenha tempo de evaporar.

Por fim, evite podas e transplantes nesta época. O ideal é manter sua planta confortável, sem incomodá-la com mudanças bruscas como estas. Lembre-se que elas são seres vivos e sentem tudo que acontece com elas. E reagem a isto.

Abraços!

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, tudo bem? Minha irmã ganhou uma muda dessa orquídea do sua capa do blog, não sabemos o nome rsrsrs, você pode me ajudar? Agora ela já fez umas 50 mudas e todas estão floridas .

  2. Oi, tudo bem? Minha irmã ganhou uma muda dessa orquídea do sua capa do blog, não sabemos o nome rsrsrs, você pode me ajudar? Agora ela já fez umas 50 mudas e todas estão floridas .

  3. Olá Luiz Renato, boa noite, eu moroem portugal e aqui está umfrio daqueles … eu ganhei umaphalaenópsia ha 45 dias, logo que recebi estava o clima entre 23 _15 e 25_15 graus , tempo médio ,nem frio nem quente. Minha orquidea estava linda , folhas verdes duras e saudaveis assim como as raízes verdes e fortes , agora o tempo esrá 12_4 muito frio e minha orquidea ja tem uma folhinha nova amarelada e mole e enrugada, raízes finas e sem capa , só os fios brancos , eu tirei-a dovaso que estava e coloquei em um maior, só que não tinha cascas de pino eu coloquei o carvão lavado, e aquele substrato fino , tipo um pouco sobre as raízes e borrifei um pouco de adulbo líquido. Duvidas ; No meu procedimento o que está errado ? devo continuar regando 1 vz por semana ? devo refazer o plantio de outra maneira ‘? devo deixar dentro de casa enquanto nao há sol ? por favor ,ajude-me se possível , eu sei que o sol agora só daqui a 5 meses … obrigada .

    • Eliana

      Não sou conhecedor de Phalaenopsis, tenho apenas 1 ou 2 em casa. O que posso dizer para você é que elas preferem o calor e, como moro em Curitiba, tenho um problema de excesso de frio para elas. Nós optamos por deixá-las amarradas em um tronco, em um local bem ventilado mas que não pega sol direto. Regas são poucas e nunca deixamos acumular água entre as folhas. Estão indo bem desta forma. Das outras vezes em que deixamos em vasos, matamos todas.

      Abraços

Deixe uma resposta