Início Adubos SUPERthrive e sua utilização nas orquídeas

SUPERthrive e sua utilização nas orquídeas

12623
33

Há alguns anos utilizo SUPERthrive em minhas orquídeas e, talvez alguns se lembrem, mostrei alguns resultados promissores aqui no site. Revendo estes textos, notei que nunca escrevi sobre o produto e, no final das contas, tudo ficou em aberto: afinal, eu continuava utilizando? Eu tinha gostado? Os resultados eram realmente bons? Vou unificar todas as minhas postagens sobre o produto neste artigo para esclarecer alguns pontos.

*este artigo é um compilado do que escrevi entre os anos de 2013 e 2014 sobre o produto. As postagens antigas foram removidas.

O que é?

O SUPERthrive é um produto muito procurado pelos orquidófilos em geral, mas a grande maioria não sabe exatamente do que se trata. Você sabe o que ele é? Se você respondeu fertilizante, você está errado.

O SUPERthrive é um recuperador de plantas danificadas ou, em miúdos, um estimulador de crescimento. Contém mais de 50 hormônios e vitaminas que trabalham para recuperar e fortalecer as plantas, além de maximizar seu potencial de crescimento. É um complemento para a alimentação de suas plantas, não é um fertilizante.

Composição do SUPERthrive

Sua fórmula exata é mantida em segredo desde sua criação, em 1940, por Jonh A. Thomson. Aliás, o John confiava tanto em seu produto que ofereceu 1 milhão de dólares para quem inventasse um composto melhor que o SUPERthrive. Não preciso dizer que, até hoje, ninguém foi reclamar o prêmio.

Mesmo assim, é sabido que possui vitamina B1 (0,09%), Ácido Acético naftil (0,048%) e hormônios para estimular o sistema radicular de sua planta, além de sólidos dissolvidos, normalmente observados quando o líquido seca na boca exterior do frasco.

Utilização do SUPERthrive

O SUPERthrive é utilizado para melhorar o desenvolvimento em todos os estágios das plantas, acelerando o crescimento e a floração. Por não ser um fertilizante, você pode utilizá-lo junto ao seu adubo preferido.

O SUPERthrive pode ser aplicado semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da deterioração das plantas ou do seu grau de estresse. Há diversas formas de utilizá-lo e tudo dependerá de como você o fará. Por exemplo, o fabricante indica usar usar 1 ml a cada 4 litros d’água para uma aplicação diária ou 1 ml por litro d’água para uma aplicação semanal ou mensal.

Por outro lado, eu acho essa proporção muito alta e prefiro fazer uma dose muito mais homeopática do produto, utilizando apenas 1 gota por litro (cada mililitro do produto contem cerca de 30 gotas).

Como comprar o SUPERthrive

Não é difícil encontrar o produto em sites de jardinagem ou no Mercado Livre. Apenas atente-se que, primeiro, não é um produto barato e, segundo, ele deverá vir em sua embalagem original e com sua pipeta de dosagem. Infelizmente, alguns dos vendedores que comercializam o produto “fracionado” batizam o produto, adulterando-o. Pode até ter vendedores idôneos fazendo o fracionamento, mas você só irá descobrir depois de receber o produto. É melhor comprar o produto original junto com mais interessados e fracionar em casa, depois de ter a certeza que ele é original.

Experiências

A orquídea abaixo, um Oncidium Sharry Baby “Buttercup”, tinha ido para o espaço. Literalmente, foi detonado pelo Sol, secou, preteou, perdeu todas as folhas e raízes. Ficamos tristes, afinal, era uma planta bonita. Seus bulbos ficaram parados em um vaso por cerca de seis meses. Comecei a utilizar o SUPERthrive na sua dose recomendada e, depois de dois meses, eis que este broto aparece.

SUPERthrive

Vamos para o outro caso, um pouco mais extremo. Esta Cattleya sp. recebeu doses mais elevadas de SUPERthrive.

Após três semanas de uso:

SUPERthrive

Após três meses de uso:

SUPERthrive

As imagens falam por si só: após três semanas, surgiram três brotos promissores. Várias raízes também apareceram. Após três meses, notamos sete brotos secos (os três da primeira foto mais quatro) e apenas um realmente vingou. Detalhe, para que este broto sobrevivesse, passei a utilizar uma subdosagem (metade do recomendado). O broto está bem, mas os irmãos secos me fazem lembrar do poder do produto e do problema de utilizá-lo de forma inapropriada.

Portanto lembre-se: uma gota faz milagres sim, mas a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem.

Fotos diversas

Das minhas postagens antigas sobre o SUPERthrive, separei outras para ilustrar seu poder. São da época que comecei a testar o produto:

SUPERthrive

SUPERthrive

SUPERthrive

Abraços!

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi Lucas.

    Sim, quando uso ST eu pulverizo a planta toda. Nem que eu quisesse controlar eu conseguiria… é muita planta.

    O que você quer saber especificamente? Tenho algumas postagens no site sobre o assunto que trazem uma boa gama de informações…

    Se precisar de mais, é só perguntar!

    Abraços

    • Tipo, vc usa o ST e o adubo 20-20-20 no mesmo dia e momento, mistura
      os dois na mesma água? faz uso em qual turno? vc costuma regar suas
      plantas em qual horário?

      Obrigado !!

      • No momento estou fazendo um pouco diferente no que diz respeito aos produtos. Desde que meu Peters acabou, comecei a usar um nacional muito bom deste pessoal aqui: http://www.begflores.com.br

        O adubo tem mais ou menos os mesmos os mesmos nutrientes do Peters, com a adição do Cálcio e, se não me falha a memória, o Enxofre, importantes para as plantas e que não tem nos Peters que compramos por aqui.

        Mas de resto você está correto, coloco tudo junto na mesma mistura. Prefiro regá-las pela manhã, pois terão o dia todo para secar e não ficar como substrato molhado durante a noite. Além disto, eu molho as plantas antes, chuveirada de mangueira mesmo, para que os estômatos e outras estruturas que não lembro o nome abram e a planta aproveite melhor o adubo que virá em seguida.

        Ah sim, uso meia dose de ST… não gosto de exagerar.

        Abraços.

  2. Tipo, vc usa o ST e o adubo 20-20-20 no mesmo dia e momento, mistura os dois na mesma água? faz uso em qual turno? vc costuma regar suas plantas em qual horário?

    Obrigado

  3. Tipo, vc usa o ST e o adubo 20-20-20 no mesmo dia e momento, mistura os dois na mesma água? faz uso em qual turno? vc costuma regar suas plantas em qual horário?

    Obrigado

  4. Bom Dia,

    Estou com uma duvida, me indicaram usar o Superthrive na seguinte dosagem 2 gotas para 3 litros de água em uma semana e na outra uso o Adubo peters para enraizamento + floração mais as folhas das orquideas estão ficando com as folhas murchas, mais está saindo novas raizes e não estou entendendo aonde estou errando.
    Muito obrigado pela atenção.

  5. Xará Luis,

    Muito boa experiência!

    Comprei o Superthrive mas ainda não usei. Qual a dosagem de ST que vc usa nas plantas que estão quase morrendo? E a dosagem que usa naquelas que são transplantadas?

    Tenho uma outra questão que também gostaria que me ajudasse. Por descaso, nunca tive muito costume de adubar minhas orquídeas, coitadas, sempre estão em estado meio precário. No entanto, agora, adquiri o ST e o adubo Peters para floração/enraizamento (9-45-15) e desejo melhorá-las de vida. Você usa adubo para floração? Tenho diversas orquídeas (talvez mais de 100 espalhadas pelo meu quintal) e não sei em que época é a floração de cada uma, o que eu percebo é que a época de floração delas não coincide pois sempre tenho uma ou outra planta com flor, e outras, claro, nunca florescem. Será que há problema em aplicar continuamente (durante o ano todo) este 9-45-15 (1g/L quinzenalmente) em todas as orquídeas? Conto com sua ajuda. Abração!

    • Oi Luiz

      Então, eu sigo rigorosamente a dosagem da embalagem. Às vezes faço um pouco mais fraco também. Não costumo variar isso nem com plantas debilitadas, porém, quando tem uma meio ruim ou quando quero usar em uma transplantada, eu preparo uma solução mais fraca e deixo a planta uns 5 a 10 minutos mergulhada nessa solução, antes de plantá-la novamente.

      Hoje eu uso o adubo líquido da B&G, que é 20-20-20 mais micronutrientes. Mas já usei peters sem problema algum. Como tenho o mesmo problema que você, ou seja, várias plantas com costumes e épocas diferentes, adubo elas normalmente, senão aqui ficaria uma loucura. Tenho adubado a cada 15 dias, é a única diferença.

      Precisando é só escrever!

      Abração

      • Bom dia,

        Valeu pela ajuda! Estou muito grato.
        Você já usa o ST faz um bom tempo, você já conseguiu concluir se ELE tem EFEITO REAL sobre as plantas?
        Abração!

        • Oi Luiz

          Então, eu noto que ele ajuda muito o enraizamento das plantas. Por outro lado, sempre que eu deixo de usá-lo eu noto que as plantas sentem, mas nada que um cuidado extra não resolva. Eu gosto muito, mas uso com muita moderação por causa disto.

          Abração

    • Oi Hedley

      Para orquídeas, a dosagem recomendada é um ml a cada 4 litros. No caso de super dosagem, em teoria não há problemas, mas lembre-se que o excesso pode ser prejudicial, mesmo o fabricante falando que não.

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here