Início Minhas orquídeas Dendrobium agregatum

Dendrobium agregatum

3075
6
COMPARTILHAR

Sou apaixonado por esta planta. Acho que seu formato e sua cor amarela é fora de série. Mantenho a minha planta em um vaso de cerâmica há pouco tempo, antes estava em vaso plástico. De certa forma, o ideal era um cachepot, mas vou manter o vaso de cerâmica pendente. Por serem plantas bulbosas com inflorescência pendente gostam de ficar penduradas. Como substrato, mantenho em fibra de xaxim. Mas pode ser usado também pedaços de cascas de árvores ou placas de cortiça ou de xaxim. Como a maioria dos Dend’s, é interessante diminuir a rega durante o inverno, estação na qual a adubação deve ser retirada.

Ficha da planta

Conhecida como: Dendrobium lindleyi Steud. 1840 – See also Dendrobium jenkinsii Wallich ex Lindley 1839 SECTION Densiflora;
Sinônimos: Callista aggregata (Roxb.) Kuntze 1891; Dendrobium aggregatum Rox. 1832; Dendrobium alboviride var. majus Rolfe 1932; Dendrobium lindleyi var. majus (Rolfe) S.Y.Hu 1973; Epidendrum aggregatum Roxb. ex Steud. 1840;
Origem: India, China, Hong Kong, Vietnam e adjacências – em altitudes superiores a 650 metros, chegando a ser encontrada até 1300 metros;
Planta: Epífita, 6~10 centímetros;
Flor: 2~5 centímetros, em cachos;
Época de floração: final do inverno, início da primavera;
Longevidade das Flores: 10~20 dias;
Fragrância: perfumado (suave);
Luz solar: entre média e alta – no meu caso está apenas com sombrite 50;
Dificuldade de cultivo: fácil. A minha passou por poucas e boas e ainda está firme e forte, novamente crescendo bem.

Curiosidade: lindleyi refere-se a John Lindley, botânico inglês que descreveu muitas espécies de orquídeas.

Fotos do meu exemplar:

Dendrobium agregatum
Dendrobium agregatum

Abraços!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Luis Renato! Como está sua orquídea hoje? Tem fotos recentes? Acabei de adquirir uma de um orquidário pela internet e estou aguardando ser entregue….ansiedade!!!

    • Oi Lais

      Então, desde que escrevi este artigo, muita coisa já mudou por aqui. Ainda tenho a planta, mas ela ficou muito debilitada antes de eu reformar tudo por aqui. Estou cuidando para que volte a crescer, mas ainda está naquela fase de “sobrevivi, e agora?”. Se eu achar uma bacana para comprar, grande, provavelmente irei para ter uma florescendo novamente por aqui.

      Abraços!

  2. Oi Luis, td bem? Eu já perdi uma planta dessas há alguns anos. Ela estava maravilhosa, deu 11 cachinhos de flores e de repente começou a minguar e foi ladeira abaixo..rsrsrs não consegui salvá-la!Ela estava em vasinho de cerâmica e acredito q por medo de afoga-la, matei-a de sede!!! Que bom que vc teve outra sorte, espero que a sua vingue!
    Eu costumo comprar orquídeas no 4 estações, são plantas boas, a entrega é rápida e eles têm essa menina pra vender. Dê uma olhada!! Um abraço!

    • Oi Lais

      Pois é, este final de semana vou olhar no meu orquidário para ver se ela existe ainda… não tenho focado muito nos Dendrobiuns (apesar de ter uns bem diferentes aqui), mas vou dar uma atençãozinha a esta planta. Se ela não existir, na próxima leva provavelmente pegarei uma.

      Nunca comprei no 4 estações. Os tipos de orquídeas que eu coleciono com mais afinco são mais complicadas de achar, então acabo ou lidando com importadores ou com orquidários que importam estas plantas, como o Tropical, Durigan, Emanuel e outros.

      Abraços

Deixe uma resposta