Bom, ontem postei a minha favorita. Acabou? Não é bem assim. Temos a Pleurothallis pectinata.
Não pensem que é fácil chamar uma de favorita. Na verdade, a medusae sempre foi minha inspiração no hobby, tipo meu hour-concurs. Mas se tem outra que me atrai, por mais simples que possa parecer, é a Pleurothallis pectinata.
Não liguem para as folhas judiadas pelos mal tratos de tantos anos sendo jogada para um lado e para o outro, ficando no Sol e sofrendo o ataque de pragas. A essência desta planta está na sua beleza plástica que, sinceramente, não sei explicar. Eu acho a combinação de suas folhas e flores algo fora de série. Procurei por uma muda há anos. Quando encontrei, tive a grata surpresa e poder financiar em 36 vezes e ainda ganhar uma surpresinha na compra.
Falando sério. Eu acho que não há coleção de minis sem esta planta. Sei que é uma planta cara, mas é um investimento que vale. Ah, mas tá muito caro? Hum, quem sabe eu possa te ajudar. Tenho um amigo que cultiva esta espécie há anos. De tempos em tempos ele libera umas mudas quando as que ele reproduz ficam adultas. Quem sabe.
Ah, você quer saber a surpresinha na compra desta? É que veio uma alba junto… 🙂 Aliás, está quase abrindo… quem sabe semana que vem não posto sobre ela.
Ficha da planta
Conhecida como: Pleurothallis pectinata Lindl. 1839 SUBGENUS Acianthera SECTION Sicariae SUBSECTION Pectinatae Luer 1986;
Sinônimos: Acianthera pectinata (Lindl.) Pridgeon & M.W. Chase 2001; Humboldtia pectinata (Lindl.) Kuntze 1891;
Origem: Rio de Janeiro;
Planta: Epífita, 20~50 centímetros (ou mais);
Flor: ~1 centímetro, em cacho no meio da larga folha;
Época de floração: outono;
Longevidade das flores: 20 dias;
Fragrância: não;
Luminosidade: baixa (por isto minhas folhas estão horríveis, não fica nunca em baixa iluminação aqui);
Umidade: média, alta;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: média;
Abraços!