A Ornithophora radicans var. alba é uma plantinha apaixonante.

Sei de pessoas que tem dificuldades em seu cultivo e até entendo, pois ela parece bem chata de cuidar. Aqui em casa nunca tivemos problemas, tanto é que a mudinha que veio para cá já está separada em dois vasos (cerâmica com uma tala de xaxim para que ela suba) e está indo muito bem, já com uma moita muito bem formada.

No começo achei que precisaria de muita umidade, mas desde que mudei certas coisas no orquidário, ela está longe do lago e, aparentemente, está até melhor. Ambas os vasos que tenho estão em flor. O único detalhe é que não estão abrindo ao mesmo tempo, penalizando minhas fotos, afinal, gostaria de tirar uma com todos os cachos abertos.

Ficha da planta

Conhecida como: Ornithophora radicans (Rchb. f.) Garay & Pabst 1951;
Sinônimo: Ornithophora quadricolor Barb. Rodr. 1881, Sigmatostalix radicans Rchb. f. 1864;
Origem: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – de 0 a 400 metros de altitude;
Planta: Epífita, 5~12 centímetros;
Flor: 0,5~1 centímetro;
Época de floração: verão e outono;
Longevidade das flores: 15~20 dias;
Fragrância: não;
Luminosidade: média;
Umidade: média;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: fácil.

Fotos

Ornithophora radicans var. alba
Ornithophora radicans var. alba

Abraços!

Artigo anteriorPolinizadores de orquídeas – abelhas
Próximo artigoAcianthera purpureoviolacea
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

4 COMENTÁRIOS

    • Oi Vanessa!

      Nunca reparei, tanto é que até nos sites de informações oficiais trazem esta planta como sem perfume. De qualquer forma, vou verificar na próxima florada, pela manhã, conforme você relatou.

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui