Início Orquídeas Laelia tenebrosa

Laelia tenebrosa

3517
8
1353 - Laelia tenebrosa
1353 - Laelia tenebrosa

Vou começar 2014 com uma novidade aqui em casa: Laelia tenebrosa.

Esta planta veio de um dos muitos amigos que fiz ao longo de 2013 com o site do orquideas.eco.br. Para mim, muito interessante pois diferencia-se muito das ditas “normais” aqui da região, que puxam sempre para a cor branca.

Curiosamente, como uma orquídea tão bonita pode se chamada de tenebrosa? Bom, consultando o dicionário (lembram disto?), tenebrosa significa que causa medo, que é envolto em mistério, que é escuro ou sombrio. Em miúdos, podemos associar e dizer que é uma Laelia que por ser mais escura que as outras, traz este ar de mistério. Enfim, nada relacionado ao medo ou a feiura.

Ficha da planta – Laelia tenebrosa

Conhecida como: Laelia tenebrosa [Rolfe]Rolfe 1893 SUBGENUS Crispae SECTION Crispae Pfitzer;
Sinônimos: Brasilaelia tenebrosa (Rolfe) Campacci 2006; Cattleya tenebrosa (Rolfe) A.A.Chadwick 2006; Hadrolaelia tenebrosa ( Rolfe ) Chiron & V.P.Castro 2002; Laelia grandis Lindley & Paxton var tenebrosa Gower 1891; Sophronitis tenebrosa (Rolfe) C. Berg & M.W. Chase 2000;
Origem: Brasil;
Planta: 10~50 centímetros;
Flor: 15 centímetros;
Época de floração: primavera e verão;
Longevidade das flores: 15~25 dias;
Fragrância: leve;
Luminosidade: baixa;
Umidade: média;
Temperatura: média, alta.

Laelia tenebrosa

Abraços!

Artigo anteriorCattleya tigrina
Próximo artigoStanhopea lietzei
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

8 COMENTÁRIOS

    • Ildete, dificil opinar sem saber as condições da planta, onde ela está plantada, o clima, o substrato, enfim, tudo relacionado à ela. Se quiser, pode me passar fotos, é só ir em alguma das minhas redes sociais…

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here