Início Orquídeas Dendrobium antennatum

Dendrobium antennatum

959
0
Dendrobium antennatum

O Dendrobium antennatum é encontrado na Austrália, Papua e Nova Guiné, Ilhas Salomão e ilhas vizinhas, em galhos altos de árvores em florestas costeiras, manguezais, savanas e florestas tropicais, em altitudes abaixo de 1200 metros.

Planta de porte pequeno a grande, de clima frio a quente, tem um crescimento simpodial, com rizoma compacto e longos pseudobulbos cilíndricos semelhantes a cana, basalmente inchados, com folhas coriáceas alternadas, estreitamente oblongas e flácidas.

Sua inflorescência possui cerca de 25 cm de comprimento em média, apresentando de 3 a 15 flores rígidas, horizontais ou curvas, que surgem de nós próximos ao ápice do pseudobulbo. Suas flores são perfumadas e duradouras, ocorrendo normalmente no verão.

Nomenclatura

Dendrobium antennatum Lindley [Rchb.f] J.J.Sm. 1843 SECTION Spatulata.

Sinônimos: Callista antennata (Lindl.) Kuntze 1891; Ceratobium antennatum (Lindl.) M.A.Clem. & D.L.Jones 2002; Ceratobium dalbertisii (Rchb.f.) M.A.Clem. & D.L.Jones 2002; Dendrobium d’albertissi Rchb.f 1878.

Conhecida como The Antennae Dendrobium (algo como o Dendrobium de antenas), orquídea antílope e, na Austrália, a orquídea antílope verde.

Cultivo

Esta orquídea gosta de umidade e luz suave durante todo o ano. Uma mistura de 50% de musgo, 25% de carvão e 25% de cascas moídas em um local com 60 a 70% de sombreamento deve ser o suficiente para cultivá-la bem. Gosta de regas frequentes, mas somente após ter secado completamente.

Fotos

Referências

  • orchidspecies.com
  • colibriorquideas.com.br

Abraços

Artigo anteriorPor que minha orquídea não floresce novamente?
Próximo artigoLepanthes terborchii
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here