Início Artigos Fotografando orquídeas – Lightbox

Fotografando orquídeas – Lightbox

1443
0
COMPARTILHAR
HashFlare

Existem várias formas de se obter uma boa imagem de uma orquídea. A grande questão é: quanto você está disposto a investir para que isto seja fácil e o resultado seja bom?

Excetuando-se os fotógrafos profissionais ou hobbistas que realmente investem em equipamentos, nós, pobres mortais, temos que nos contentar com artifícios – ou jeitinhos – para que nossas imagens fiquem minimamente interessantes. Para complicar, orquídeas não possuem um padrão definido de tamanho e cor: da mesma forma que fotografamos uma grande Cattleya podemos querer fotografar uma micro que mal enxergamos a olho nu.

Bom, como nós brasileiros somos um povo que dá jeitinho em tudo, vou apresentar à vocês como eu faço para tentar extrair a beleza de minhas plantas e não fazer feio na hora de mostrá-las a vocês de uma maneira barata e não muito trabalhosa.

Como era…

Se vocês observarem meu álbum do Flickr (http://www.flickr.com/photos/onyxbronx/) desde o início irão notar que nem sempre tive um padrão na fotografia de minhas plantas. No começo, eu fotografava de qualquer maneira, em qualquer lugar. Quando vi que deveria levar isto mais a sério, passei a fazer uso de um fundo preto e uma fonte luminosa manual. Em miúdos, uma lâmpada em minha mão, com a qual poderia direcionar o fluxo luminoso como eu bem desejasse. E assim foi durante um bom tempo.

Entretanto, para mim isto ainda nãoera suficiente. Sinceramente, é muito complicado e chato ficar direcionando a luz e não ter um padrão luminoso. Ainda por cima, havia o problema dos reflexos, já que a luz era jogada diretamente sobre a planta.

…como ficou

Há algum tempo venho bolando uma forma para eliminar estes problemas. Pesquisei bastante na Internet e a solução que encontrei foi criar uma caixa de luz (lightbox) para fotografia. Nestas caixas, a luz é filtrada pelo material ao redor da estrutura (pano, papel, etc…) e suaviza o brilho dos objetos, neste caso as orqúdeas, além de uniformizar a luz incidente na mesma, já que a ideia é ter 3 fontes luminosas ao invés de uma.

Bom, antes de explicar mais, ficou assim:

Lightbox - estrutura
Lightbox – estrutura
Lightbox - estrutura acesa
Lightbox – estrutura acesa
Lightbox - com a planta
Lightbox – com a planta
Lightbox - ligado e com a planta
Lightbox – ligado e com a planta

O que usei

A montagem disto foi relativamente simples. Escolhi um tamanho do cubo, mais ou menos 60 centímetros. Comprei alguns tubos de PVC de 25 milímetros e conexões suficientes para fazer a montagem que eu queria, já com os suportes para as lâmpadas. Fora isto, bocais para lâmpadas, as próprias lâmpadas (usei de 45W) e algo para refletir a luz – coisa que ainda pretendo melhorar. E, é claro, pano branco para fazer a difusão de luz e o meu velho pano preto para fundo.

Ao longo da montagem acabei mudando algumas coisas. Não planejava fazer a iluminação superior, mas me rendi ao fato que luz é necessária e quanto mais temos, mais fácil fica trabalhar com ela. É uma coisa que ainda não consegui acertar, pois ainda acho que tenho pouca luz no objeto em foco, o que faz com que minha gama de regulagens na câmera fique reduzida. Pretendo melhorar o sistema nesta semana e, confirmando uma melhora, mostrá-la a vocês.

Não pretendo colocar um tutorial aqui pois acredito que cada um pode fazer um projeto assim da forma que achar melhor. Vejo muitas pessoas fazendo o mesmo com caixas de papelão. De qualquer forma, vou deixar alguns links com detalhes, para que os interessados busquem mais informação. Posso apenas falar do que montei e, se seu caso for fazer algo igual, coloco-me à disposição para ajudá-lo.

http://www.wikihow.com/Create-an-Inexpensive-Photography-Lightbox
http://digital-photography-school.com/how-to-make-a-inexpensive-light-tent
http://www.diyphotography.net/how-build-pvc-diy-photo-light-box

Dúvidas? Quer conversar sobre isto? Quer fazer igual? Quer ideias? Ajuda? Fale comigo que terei prazer em ajudar!

Já estava esquecendo, este é o resultado final (por enquanto):

LC CECILIE SIMMONS ‘JIMENEZ’ x BLC. ERIN KOBAYASHI “LAHAINA GOLD” AMAOS (13)
LC CECILIE SIMMONS ‘JIMENEZ’ x BLC. ERIN KOBAYASHI “LAHAINA GOLD” AM/AOS

Abraços!

Deixe uma resposta