Este Bulbophyllum medusae é a rainha de casa.

Estaria mentindo se escrevesse que não é minha planta dos sonhos. Desde que vi a primeira foto da medusae, procurei por todos os orquidários uma muda. Foram anos procurando algo que coubesse no meu orçamento. Sim, porque não é (ou era) uma planta barata. Na época, achei exemplares de 250 reais com poucos bulbos.

Bom, eis que um belo dia acho uma muda modesta por modestas 50 dilmas. Na época, era barato mesmo. E lá veio a encomenda. Está lá, no orquidário (ou no que sobrou dele), crescendo. Aguardo ansiosamente sua florada. Mas então, porque estou escrevendo sobre ela se ela não floriu?

Ontem estava passeando por aí, entre o Paraná e Santa Catarina. Sabe como é, levando o filho pequeno para passear no meu fim de férias. Eis que entro em um dos muitos orquidários que existem na BR101/376 e me deparo com vários vasinhos com esta beleza. Perguntei quanto era e, para minha surpresa, era apenas 30 reais. Bom, para quem viu plantas de 250, 300 reais há alguns anos, não resisti, trouxe para casa mais uma muda. E é esta que apresento a vocês. Quando a peguei no orquidário, estava linda (aliás, deveria ter trazido os outros vasos dela, haviam quatro). Mas o bobão aqui já conseguiu enroscar a flor em outra planta que trouxe e ainda derrubar o vaso quando chegou em casa. Bom, eis o que sobrou dela…

Ficha da planta

Conhecida como: Bulbophyllum medusae [Lindley] Rchb.f 1861 SECTION Desmosanthes [Bl.] J.J. Sm. 1933;
Sinônimos: Cirrhopetalum medusae Lindley 1842; Phyllorchis medusae [Lindley] O. Ktze. 1891;
Origem: Tailândia, Malásia, Bornéu e Sumatra – entre 0 e 400 metros de altitude;
Planta: Epífita, 20 centímetros;
Flor: 15 centímetros;
Época de floração: outono e inverno;
Longevidade das flores: 10 dias;
Fragrância: sim;
Luminosidade: média;
Umidade: média, alta;
Temperatura: média, alta;
Dificuldade de cultivo: média;

1378 - Bulbophyllum medusae

1378 - Bulbophyllum medusae

1378 - Bulbophyllum medusae

1378 - Bulbophyllum medusae

Abraços!

Artigo anteriorPleurothallis binotii
Próximo artigoPleurothallis pectinata
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui