Que bagunça! Ao buscar informações sobre esta Oncidium varicosum var. Baldin tive o prazer de descobrir que existem mil e uma histórias sobre ela.

Aparentemente, este Oncidium foi encontrado na natureza por Felício Baldim, um orquidófilo da cidade de Jundiaí, SP, na década de 60. Porém, antes disto, em 1898, ele foi descrito por Rolfe como Oncidium varicosum. Como se não bastasse, em 1906, Linden o classificou como moortebeekiense. Se são todas iguais não sei precisar. Há quem diga que é uma espécie quase extinta na natureza. Bom, se não for esta, estou indo de acordo com aquilo que está publicado em sites minimamente confiáveis na rede.

Bom, há tempos namorava esta planta. Na exposição de Curitiba há um ano fiz a bobagem de não adquirir uma. Este ano fui na esperança de achar a espécie. Lá estava ela, último vaso, até meio judiada. Não tive dúvidas, veio comigo. Espero que aqui encontre um ambiente bacana para logo virar uma grande touceira e fazer uma florada espetacular.

Ficha da planta

Conhecida como: Oncidium insigne (Rolfe) Christenson 2002 SECTION Synsepala;
Sinônimos: Ampliglossum insigne (Rolfe) Campacci 2006; Coppensia varicosa var. insignis (Rolfe) Campacci 2006; Gomesa insignis (Rolfe) M.W.Chase & N.H.Williams 2009; *Oncidium varicosum var. insigne Rolfe 1898; Oncidium varicosum var. moortebeekiense L.Linden 1906;
Origem: São Paulo;
Planta: Epífita, 20 centímetros;
Flor: 5~6 centímetros (haste entre 60 e 150 centímetros);
Época de floração: outono, inverno;
Longevidade das flores: 10~20 dias;
Fragrância: não;
Luminosidade: média, baixa;
Umidade: média;
Temperatura: média, baixa;
Dificuldade de cultivo: médio, difícil.

1346 - Oncidium varicosum var. Baldin

1346 - Oncidium varicosum var. Baldin

1346 - Oncidium varicosum var. Baldin

1346 - Oncidium varicosum var. Baldin

Abraços!

Referências

  • orquidea.base33.net
  • orchidspecies.com
Artigo anteriorOrquídeas do mato – as consequências da coleta ilegal
Próximo artigoTrichocentrum albo-coccineum
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Luis! Parabéns e obrigado pelo site!
    Gostaria de lhe perguntar como tem sido sua evolução com esta espécie, se poderia compartilhar algumas dicas do que tem aprendido com ela? É uma planta espetacular!
    Acho que agora foi!
    Grato!

    • Olá Eduardo

      Meu Onc. Baldin tá bem feio, mas é provável que seja por causa do período que meu orquidário passou por problemas. Em geral é uma espécie que vai muito bem se bem cultivada… eu que não tive sorte com fatores externos. Mas ela está lá, firme e forte, e quero ver se brota novamente. Inclusive, estou para receber algumas para tentar diversificar a coleção, também gosto muito dela…

      Abração!

  2. Boa tarde, quero pedir uma mudinha dessa linda oncidium varicosum var. baldin, pois todas que vejo pra comprar não tem manchinha na flor toda e a sua tem, este é meu e-mail mande-me sua resposta por lá conversaremos sobre valor . Desde já muito obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui