Início Minhas orquídeas 1218 – Epidendrum prismatocarpum

1218 – Epidendrum prismatocarpum

1269
0
COMPARTILHAR
HashFlare

Oba, primeiro post de verdade no novo blog! 🙂

A primeira vez que vi esta planta achei que era um híbrido, afinal, não tem muita cara de nativa com todas estas pintinhas espalhadas pelas pétalas/sépalas. Quando surgiu a oportunidade de obter uma muda desta planta, pesquisei um pouco e vi que não se tratava de um híbrido. Não pensei duas vezes ao adquirí-la.

Muito bonita em sua forma, é um Epidendrum razoavelmente grande, comparado com os outros “matinhos” que temos por aí. Destaca-se bastante pelas pintas e pelo cacho de flores resultante de sua floração.

A minha veio para casa em 2012, em uma época que ainda estava rabiscando as plaquinhas com lápis e/ou canetas permanentes. Como comentei há alguns meses, todas estas plaquinhas de identificação escritas assim ficaram limpas (aqui a chuva é carregada de água sanitária, OMO, sei lá) e esta se perdeu no mundaréu de vasos. Com a florada, já está devidamente identificada novamente e espero ansiosamente pela florada de 2014, já que brotos não estão faltando neste momento.

Ficha da planta
Conhecida como: Panarica prismatocarpa [Rchb.f] Withner & Harding 2004;
Sinônimo: Encyclia prismatocarpa (Rchb. f.) Dressler 1961; Epidendrum maculatum hort.; *Epidendrum prismatocarpum Rchb. f. 1852; Epidendrum uro-Skinneri hort.; Prosthechea prismatocarpa (Rchb. f.) W.E. Higgins 1997; Pseudencyclia prismatocarpa (Rchb.f.) V.P.Castro & Chiron 2003;
Origem: México e América Central – de 1200 a 2500 metros de altitude;
Planta: Epífita, 30~40 centímetros;
Flor: 5 centímetros;
Época de floração: primavera, verão e outono;
Longevidade das flores: 15 dias;
Fragrância: sim;
Luminosidade: baixa;
Umidade: média;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: fácil.

1218 - Epidendrum prismatocarpum
1218 – Epidendrum prismatocarpum
1218 - Epidendrum prismatocarpum
1218 – Epidendrum prismatocarpum

Abraços!

Deixe uma resposta