Alguns sabem da minha caçada à Sophronitis cernua alba. Ou amarela, como queiram. Bom, por enquanto tenho que me contentar com outras, como a Sophronitis brevipedunculata.

Em uma destas idas e vindas, trouxe para casa esta planta, com a promessa que seria uma alba. Quando vi por aí que estamos na época da minha tão esperada amarelinha, corri no orquidário para ver se esta planta estava com algum indício de flor. Lá estava um botão solitário.

Aguardei.

Estranhamente, o botão foi ficando cada vez maior. Em um dado momento, começou a escurecer e eu desconfiei que, mais uma vez, estava perante uma Sophronitis diferente daquela que eu estava esperando.

Pensei que sairia uma cernua comum, mas pelo tamanho do botão me animei pois vi que sairia algo que eu não tinha dali. E foi o que aconteceu. Fiquei muito feliz com a surpresa, pois era uma planta que eu não tinha e não conhecia pessoalmente.

Enfim, minha caçada pela cernua alba continua. Tenho outra que abriu aqui que quase me enganou, mas não é amarela, é um laranjado muito fraco… daria até para enganar.

Ficha da planta – Sophronitis brevipedunculata

Conhecida como: Sophronitis brevipedunculata [Cogn.] Fowlie 1972;
Sinônimos: Cattleya brevipedunculata (Cogn.) Van den Berg 2008; Hadrolaelia brevipedunculata ( Cogn. ) Chiron & V.P.Castro 2002; Sophronitis rosea var brevipedunculata [Cogn] Fowlie; *Sophronitis wittigiana var. brevipedunculata Cogn. 1902;
Origem: Minas Gerais – entre 1220 e 2000 metros de altitude;
Planta: Epífita ou rupícola, 5~10 centímetros;
Flor: 4~7,5 centímetros;
Época de floração: outono, inverno, primavera;
Longevidade das flores: 20 dias;
Fragrância: não;
Luminosidade: baixa;
Umidade: média;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: médio.

Sophronitis brevipedunculata
Sophronitis brevipedunculata

Abraços!

Artigo anteriorCoelogyne lawrenceana
Próximo artigoO primeiro encontro!
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

10 COMENTÁRIOS

  1. Sei onde encontrar a cernua alba, mas é sob encomenda apenas! Sou apaixonado por sopronitis e tmb estou atras de umas entre elas a Arizona, a mantiquerae e a Rio Grandense…

  2. Sei onde encontrar a cernua alba, mas é sob encomenda apenas! Sou apaixonado por sopronitis e tmb estou atras de umas entre elas a Arizona, a mantiquerae e a Rio Grandense…

    • Roberto, tudo bem?

      Esta planta está em local com cerca de 60% de luminosidade e as regas são as mesmas que faço em todo plantel, ou seja, constantes, sem deixar passar por períodos muitos secos.

      Att

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui