1025 - Paphiopedilum Leeanum
1025 - Paphiopedilum Leeanum

Ah, o famoso “sapatinho” Paphiopedilum Leeanum.

Sonho de muitos neste hobby, confesso que até hoje não quis ter mais plantas desta espécie simplesmente porque a que tenho parecia não ir para frente. Foram três anos tentando fazê-la florescer.

Comprei este Paphiopedilum Leeanum em 2010 devidamente florida. Desde então desanimei pois nunca mais ela esboçou uma florada sequer. Acredito que o quadro tenha sido revertido quando comecei a adubar minhas plantas. Assim como tantas outras, este Paphiopedilum resolveu dar o ar da graça e finalmente está florido. Uma flor apenas, mas o suficiente para me animar a buscar outros “sapatinhos” por aí.

A parte curiosa desta história: há cerca de um ano, indo para o trabalho, passei por uma rua aqui perto de casa e vi na rua um vaso com uma planta muito judiada. De carro, passando rapidamente, não dei muita bola. Mas uns dez segundos depois me caiu a ficha, era uma orquídea. Dei a volta na quadra e passei novamente pela planta jogada no lixo. Reconheci a parte vegetativa como sendo um Paphiopedilum. E a adotei. Quase um ano depois, ela está novamente bela, apesar das marcas dos maus tratos. E o mais bacana, está com um botão. Acredito que seja um Paphiopedilum Leeanum também, mas só quando abrir terei certeza.

É impressionante como a flor é algo descartável para algumas pessoas. Orquídeas não são como um buquê de rosas, elas estão vivas! E merecem cuidado. Lamento que a pessoa que jogou fora esta planta não verá a exuberante beleza desta planta.

Assim que ela abrir estarei postando aqui suas fotos. É um belo exemplo que paciência é uma virtude deste hobby.

Ficha da planta – Paphiopedilum Leeanum

Conhecida como: Paphiopedilum Leeanum Lawrence 1884;
Híbrido entre: Paphiopedilum insigne (pai) X Paphiopedilum spicerianum (mãe);
Planta: Híbrido nativo, terrestre, 20 centímetros;
Flor: 8 centímetros;
Época de floração: inverno;
Longevidade das flores: 30 dias;
Fragrância: não;
Luminosidade: média, alta;
Umidade: média, alta;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: baixa;

1025 - Paphiopedilum Leeanum

1025 - Paphiopedilum Leeanum

Abraços!

Artigo anteriorDryadella albicans
Próximo artigoAcianthera aphthosa
Nascido na apaixonante cidade de Curitiba. Fã de Formula 1, trabalha com tecnologia da informação. Divide seu tempo livre entre as suas paixões: família, fotografia, aquarismo e a orquidofilia. Tem quatro gatos e uma ararajuba barulhenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui