Início Minhas orquídeas 1012 – Octomeria concolor

1012 – Octomeria concolor

1252
0
COMPARTILHAR

Eis o primeiro grande vaso que adquiri. Ou grande planta. Ou planta em uma grande touceira. Sei lá.

Há cerca de três anos estava voltando de Santa Catarina. Em Garuva tem um orquidário, logo depois do trevo da cidade (o trevo da discórdia, com o sinaleiro/sinal/farol que causa quilômetros de engarrafamento), que sempre atiçava minha curiosidade. Naquele dia resolvi parar. Uma loja com muitas Cattleyas híbridas, mas poucas espécies. Indaguei à proprietária sobre isto e ela foi me mostrar o tesouro, atrás da loja: um grande espaço com várias espécies de orquídeas, sendo cultivadas para a venda.

Olhei para este vaso. Bom, não este vaso de cerâmica. Um vaso menor, de plástico duro, furado com algo quente (dava para ver o plástico derretido), cheio de flores. Apaixonei-me. Tive que comprá-lo e trazê-lo para casa.

Segundo minhas anotações e lembranças, isto foi em 2010, no máximo começo de 2011. Todo este tempo se passou e nunca mais vi este vaso com o mesmo vigor do dia que comprei. Sempre uma ou duas flores apenas, quando deveriam florir milhares delas. Tanto é que ano passado optei por trocar de vaso, colocando-a em um vaso maior e de cerâmica.

Parece que funcionou. Certo dia estava observando as plantas no orquidário e vi este vaso abarrotado de botões. Foi só esperar pela beleza que estava porvir…

Ficha da planta

Conhecida como: Octomeria concolor Barb. Rodr. 1881;
Sinônimos: Não há;
Origem: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná;
Planta: Epífita, 10~20 centímetros;
Flor: ~1,5 centímetros;
Época de floração: outono e inverno;
Longevidade das flores: 5~10 dias;
Fragrância: sim, mel;
Luminosidade: baixa;
Umidade: média;
Temperatura: média;
Dificuldade de cultivo: baixa;
Outras fotos no meu álbum do Flickr;
Curta minha fan page.

1012 - Octomeria concolor

1012 - Octomeria concolor

1012 - Octomeria concolor

1012 - Octomeria concolor

Abraços!

Deixe uma resposta