Início Orquídeas Solenidium lunatum

Solenidium lunatum

737
0
COMPARTILHAR

Solenidium lunatum (lunatus: com formato crescente) é uma orquídea epífita, de crescimento simpódico. “O gênero Solenidium proposto por John Lindley em 1846, o mesmo possui 03 espécies aceitas. Era anteriormente incluído no gênero Oncidium (…). Encontrado em toda a América tropical, apesar de sua ampla distribuição não é considerado planta de fácil cultivo, sendo rara sua aparição em exposições (…)[1]”.

Observação endógena: contrariando a expressão “não é considerada planta de fácil cultivo”, ela tem se desenvolvido muito bem, sinal disto é a bela florada que produziu 46 flores, em 3 hastes bem desenvolvidas. Desde que eu a adquiri, em junho de 2013 (advinda de Roraima) coloquei-a fixada numa árvore (numa situação que reproduz um pouco a natureza).

08-08-14 (1)
Solenidium lunatum

Os primeiros sinais das hastes florais deram-se por volta de junho deste ano (isto é, 1 anos após a aquisição); as primeiras flores começaram a abrir por volta de meados de julho e ainda perduram até o momento. Sem dúvida se trata de uma orquídea de rara beleza, é só observar os detalhes de cada flor, bem como o belo conjunto de ramalhetes.

“As flores são pequenas. As sépalas e pétalas são livres, possuem pintas castanhas (…). O labelo séssil, plano e simples, na base, alargado, apresenta lamelas paralelas com 2 pequenos cornos erguidos em cuja extremidade, bem como a parte anterior e interna das carenas, são pubérulos e percorrem toda parte mediana do istmo do labelo, o qual então termina em lâmina bastante mais ampla. A coluna possui 2 asas basais e extremidade denteada parcialmente projetando-se sobre a antera e contém 2 polínias [2]”.

25-07-14 (2)
Solenidium lunatum
02-08-14 (3)
Solenidium lunatum
08-08-14 (2)
Solenidium lunatum
13-08-14
Solenidium lunatum

Referências

Deixe uma resposta